sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Vygotsky e o papel das interações sociais na sala de aula: reconhecer e desvendar o mundo

Vygotsky e o papel das interações sociais na sala de aula: reconhecer e desvendar o mundo

A psicologia sócio-histórica, que tem como base a teoria de Vygotsky, concebe o desenvolvimento humano a partir das relações sociais que a pessoa estabelece no decorrer da vida. Nesse referencial, o processo de ensino-aprendizagem também se constitui dentro de interações que vão se dando nos diversos contextos sociais.

A sala de aula deve ser considerada um lugar privilegiado de sistematização do conhecimento e o professor um articulador na construção do saber. Tendo como base tais pressupostos teóricos, esse texto sistematiza alguns pontos da teoria com a possibilidade de trabalho do professor junto a seus alunos.

Para ler o texto na íntegra click no link abaixo:
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_28_p111-122_c.pdf
 
Por João Carlos Martins
Fonte: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/dea_a.php?t=002

Um comentário:

  1. Muito interessante este artigo vale apena dar uma olhada na íntegra pois vai ajudar muito como lidar e entender as interações sociais na sala de aula.

    ResponderExcluir